Chapa 1

Chapa 1

terça-feira, 30 de agosto de 2011

30 de agosto em Foz mobiliza educadores e estudantes

Liderados pela Professora Madalena Ames, os professores e funcionários que compõem a Chapa 1 APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública, participaram de Ato Público que marcou o 30 de agosto em Foz do Iguaçu. O movimento foi organizado na Praça do Mitre e se estendeu com realização de caminhada até o Núcleo Regional de Educação. Durante o Ato Público a candidata a Presidente do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, Professora Madalena Ames, fez uso da palavra da condição de Secretária Estadual de Sindicalizados da APP e reforçou a importância do 30 de agosto para todos os educadores do Paraná. De acordo com ela a mobilização demonstra a força da categoria e nos faz ter certeza que a luta realizada naquela 30 de agosto de 1988 repercute até hoje no desejo de termos uma educação de qualidade. Madalena Ames também apresentou alguns informes sobre a pauta de negociação da categoria junto ao Governo, com destaque para a mudança do regime de atendimento à Saúde e a aprovação do PL 681/2011, que trata do pagamento dos 5,83% de reajuste negociados com a categoria. O percentural é relativo a aplicação do Piso Profissional Nacional (PSPN) no Paraná, bem como a primeira parcela da equiparação salarial. O PL 681;2011 determina que o pagamento de 3% serão retroativos ao mês de julho e o restante (2,83%) será pago no mês de outubro. (A Lei foi aprovada na tarde de 30 de agosto na Assembleia Legislativa, por unanimidade)

O professor Amauri de Lima, que também compõe a Chapa 1 e concorre ao cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação, lembrou a participação dos Professores da Educação Especial no Ato Público, bem como a grande presença de estudantes, destacando a importância de que o 30 de agosto seja, de fato, uma data de luta, luto e debate sobre as condições de trabalho das escolas públicas do Paraná. “Afinal, esta mobilização deve envolver todos que fazem parte da escola, pois só com um movimento coletivo conseguiremos avançar ainda mais na nossa pauta de reivindicações”.

O Ato-Público foi marcado também pelo repúdio ao fechamento de turmas em todo o Paraná.

Prof. Amauri lembra a importância da participação de educadores 
e estudantes no 30 de Agosto em Foz

Integrantes da Chapa 1 no 30 de Agosto em Foz

Educadores e estudantes acompanham o pronunciamento 
da Professora Madalena Ames
Professores da Educação Especial presentes no movimento da APP 

Integrantes da Chapa 1 e apoiadores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Propostas - Nosso trabalho: fortalecer a APP-Sindicato e integrar toda a categoria.

Ações para fortalecer e aprofundar a integração entre toda a categoria:

Promover integração entre educadores da ativa e aposentados.
Campanha de sindicalização, pois há centenas de professores e funcionários fora da APP.
 Reintegração do núcleo sindical de Foz ao Fórum em Defesa da Escola Pública.
 Integração das lutas com os demais trabalhadores e sindicatos e demais núcleos da APP.
 Fortalecer a organização por local de trabalho através dos representantes de escola e
 do Conselho Regional.
Lutar pela implantação da hora-aula para professores das APAEs e ACCD.

Maior e melhor integração entre todos os municípios do Núcleo Sindical de Foz
Somos 63 escolas estaduais distribuídas em 9 cidades. Sem mencionar as escolas municipais. Promover a integração entre nós significa ter uma APP-Foz que descentralize sua atuação. E para a Chapa 1, esta é uma diretriz importante. Por isso propomos Assembléias e Conselhos regionais descentralizados e democráticos.
Fortalecimento da comunicação e garanta da informação correta para toda a categoria. 
A APP-Estadual investe maciçamente em comunicação. Entretanto, nem tudo que a APP-Estadual informa chega até as escolas do Núcleo de Foz. Isto porque a atual direção da APP-Foz se acha no direito de “filtrar” as informações para repassar à categoria. Para nós da Chapa 1, garantir que a informação chegue à todas as escolas é uma meta. Para isso iremos:
Publicar informativos mostrando experiências positivas, denunciando problemas e abordando temas relevantes para a educação, combinando informação com formação.
 Dinamizar o portal da APP-Foz na Internet, para que ele seja um meio de interação, troca de experiências e de publicações entre professores e funcionários.
 Criar um Coletivo de Comunicação da APP-Foz e reorganizar a forma de comunicação entre a APP e a escola, para que os informes estejam à disposição de todos, sem distorções.
 Criar um Fórum Permanente de Comunicação, onde professores e funcionários apresentem trabalhos, dúvidas, anseios e propostas para melhorar a qualidade do trabalho nas escolas.
 Iniciar o Projeto “APP-Foz, Faz História”, reunindo acervo bibliográfico e fotográfico para compor revista ou livro sobre a identidade e a memória do Sindicato em Foz e região.
 Desenvolver o curso Comunicação Profissional: a imagem e a linguagem do trabalhador.
Transparência e seriedade na gestão financeira é respeito com a categoria. 
Vamos ter transparência na prestação de contas, enviando o espelho mensal sobre os gastos para as escolas.
A formação é uma marca da APP-Sindicato. Vamos dar continuidade aos cursos oferecidos:
Cursos de Formação Política, sindical e educacional; Cursos de Gênero, Diversidade Sexual e Igualdade Racial; Cursos de Formação para Juventude Sindical da APP, entre outros.
Propomos organizar um Curso de Formação específico para os funcionários de escolas e para os educadores jovens, promovendo debates e atividades culturais.
Firmar convênio com as universidades públicas da região para formação sindical e pedagógica de funcionários e professores.
Valorização dos Aposentados.  Além das conquistas para os aposentados, a atual gestão da APP consolidou uma organização nunca vista neste segmento. Em todas as regiões temos coletivos de aposentados em pleno vigor, com reuniões semanais, quinzenais ou mensais. A APP-Estadual realizou dois encontros estaduais de aposentados e encontros regionais. Para o núcleo sindical de Foz propomos:
Viagens recreativas e culturais para maior integração entre os aposentados da APP-Foz.
Intercambio cultural entre os grupos de corais da APP dos demais Núcleos Sindicais e sede, apoiando efetivamente o Coral de Aposentados da APP-Foz.
 Organizar e fortalecer encontros mensais de formação, culturais e palestras.
Criar programa de capacitação virtual para os aposentados, convidando-os a participarem do processo avanço das mídias.
Fortalecer o coletivo de funcionários de nosso núcleo sindical em sintonia com a secretaria estadual de funcionários. 
Promoveremos intercâmbio com os funcionários de escolas da tríplice fronteira. Também iremos organizar um curso formação específico para funcionários de escola.
Contribuir e fortalecer a organização dos educadores municipais. A APP consolidou-se como referência nacional no debate do financiamento da educação. O trabalho da APP tem garantido que vários educadores municipais possam ter novos planos de carreira. Queremos contribuir para a organização sindical dos educadores municipais.
Novo modelo de atendimento à saúde dos trabalhadores em educação. Defendemos um modelo que atenda às necessidades da categoria. Para avançar neste caminho, vamos promover encontros de formação para debater a saúde do trabalhador bem como o sistema de atendimento.

Almoço por Adesão em apoio a Chapa 1 - Dia 07 de setembro


Conheça os integrantes da Chapa 1


Uma chapa de luta, capaz de dirigir o Núcleo 
Sindical de Foz do Iguaçu neste novo período
Apostamos na capacidade de saber unir e somar. É preciso estar preparado, para não retroceder. Estar organizado para ir ainda mais adiante. Este é o desafio deste novo período. E a APP-Foz precisa estar fortalecida para atravessá-lo. Os avanços do último período comprovam que o rumo e a linha política adotados pela atual direção estadual da APP-Sindicato produzem resultados. A força política e a experiência da APP-Sindicato não podem ser negadas. A APP-Foz não pode se apartar desta história. É com esta convicção que buscamos somar forças e experiências para apresentar a vocês a Chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”:

MARIA MADALENA AMES
Presidência
Professora de História e Geografia da rede estadual de ensino há 20 anos. Lotada no Col. Est.Cataratas de Foz do Iguaçu. Foi presidente da APP-Foz em 2000. Indicada para a direção estadual da APP, foi Secretária de Formação Estadual. Atualmente é responsável pela Secretaria Estadual de Sindicalização da APP-Estadual.

MARIA ZENEIDE RICARTI NODARI
Seretaria Geral
Graduada em Geografia, com Pós-graduação em Geografia. É professora lotada no Colégio Estadual Airton Senna, de Foz do Iguaçu.


CANDIDA CRUZ BARRACA
Secretaria de Finanças
Professora de História, aposentada na rede pública estadual, atuando na rede pública municipal de Foz do Iguaçu. Foi diretora da APP-Foz na gestão 1999/2002, na secretaria de aposentados.

ORACI REINHEIMER
Secretaria de Políticas Sindicais
Graduado em Português/Inglês, tem Pós-graduações em Letras-Abordagens Literárias; Literatura Latino Americana e Administração Pública. Lotado no Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis e no Colégio Estadual Teotônio Vilela de Missal.

LEILA ELIAS DE BARROS
Secretaria de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial
Pedagoga da Rede Pública de Educação há 13 anos. Atua na Equipe Pedagógica do Colégio Estadual Flávio Warken. Também é professora na Formação de docentes no Colégio Barão do Rio Branco em Foz do Iguaçu.

ROBERTO PIANO
Sec. de Formação Política Sindical
Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Fundamentos da Educação. Lotado no Colégio Estadual Costa e Silva, em Itaipulândia. É integrante da Comissão Municipal da APP-Sindicato e membro do GT Regional de formação.

ESTELITA FRASSON
Secretaria Educacional
Professora de Geografia, atuando na rede pública estadual há 29 anos. Lotada no Colégio Estadual Carlos Zewe, de Santa Terezinha do Iguaçu, tem Especialização em Docência do Ensino superior e do ensino de História e Geografia.
AMAURI DE LIMA
Secretaria de Imprensa e Divulgação
Graduação em Letras e Mestre em Linguagem e Sociedade (Unioeste). Professor da rede estadual desde 1993, nas disciplinas de Português e Inglês. Lotado no Colégio Estadual Euclides da Cunha, de Matelândia. Já foi diretor de Escola e atuou em colégios de Cascavel, Céu Azul, Ramilândia e Matelândia.

MAURICIO ALVES DOS SANTOS
Secretaria de Assuntos Jurídicos
Professor da rede estadual, lotado no Colégio Estadual Olavo Bilac e CEEBJA de Medianeira. Graduado em Geografia e Pós-Graduado em Geografia e Meio Ambiente.


VANUSA DE SOUZA
Secretaria de Sindicalizados
Professora, atuando no magistério há 18 anos, presente na rede pública estadual há mais de 10 anos. foi Secretaria Municipal de Educação do Município de Ramilândia e atualmente é Diretora do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont de Ramilândia.

CLAUDIO MIRANDA DE MORAIS
Secretaria de Políticas Sociais
Graduado em Educação Física e Geografia. Tem pós-graduações em Supervisão e Direção e Didática e Metodologia do Ensino Superior. Lotado no Colégio Estadual Arnaldo Busatto em Foz do Iguaçu.


JANETE NUNES BATISTA
Secretaria de Saúde e Previdência
Graduada em Geografia e Pós-Graduada em Interdisciplinariedade, foi funcionária de escola exercendo a função de Agente Educacional 2. Hoje atua como professora no Colégio Estadual Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu.
LOURENÇO COLMAN
Secretaria de Funcionários
Funcionário de escola, na função de Agente Educacional 1, lotado no Colégio Estadual Tancredo Neves, de  Foz do Iguaçu. Já tendo atuado em direções anteriores da APP-Foz, é militante e defensor atuante da APP há mais de 12 anos.


IONARA INÁCIO
Secretaria de Municipais
Graduada em Letras, Português/Inglês. Pós-graduada em Gestão Escolar, é professora regente na Escola Municipal Carlos Gomes em Itaipulândia. É integrante da Comissão Municipal da APP-Sindicato de Itaipulândia.


ARI LUIS JARCZEWSKI
Secretaria de Adm. e Patrimônio
Graduado em Filosofia, lotado no CEEBJA, atua também como professor nos Colégios Estaduais Castelo Branco, Nestor V. dos Santos, Colégio Santa Rosa do Ocoí e Colégio Indígena Ñemoigo em São Miguel do Iguaçu. Foi diretor da APP-Foz na gestão de 1999 a 2002, e de 2002 a 2005.
MARIA MADALENA ROYER
Secretaria de Aposentados
Formada em Ciências Físicas e Biológicas, atualmente aposentada, mas sempre atuante em defesa da Escola Pública. Participou da primeira diretoria do Núcleo Sindical APP-Foz. Participou do Conselho Fiscal Estadual da APP-Sindicato de 1982 a 1985.


ROBSON SOUTO
Secretaria de Organização
Graduado em Pedagogia e Sociologia, com Especialização em Educação e em Metodologia do Ensino de Sociologia. Mestrando pela Unioeste. É professor nos Colégios Bartolomeu Mitre e Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu.



Representante do Conselho Fiscal
EDIVAL CÉSAR PAEZE

REPRESENTANTES DE MUNICÍPIOS

RAMILÂNDIA
Ademar de Jesus (Zequinha)
Professor da Rede Estadual há 10 anos. É graduado em Ciências Exatas e Biológicas. Atualmente é Professor no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont de Ramilândia, e está no primeiro mandato como Vereador do Município.

SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU

Maria Isabel  Daniel Marsaro
Graduação em  Pedagogia. Especialização em  Supervisão Escolar. Pedagoga no Col. Est. Pedro Américo de Serranópolis do Iguaçu



SANTA TEREZINHA DE ITAIPU
Luis Carvalho  da Silva
Diretor do  Col. Angelo  Antonio  Benedet. Graduação em  Matemática. Esp. em Metodologia da Matemática . Orientação, Supervisão e  Administração.

MISSAL

Oneide Perius
Graduação em Pedagogia.  Pedagogo no Col. Est. Costa e Silva de Itaipulândia e Pedagogo no Col. Est. Tancredo Neves, de Missal

 ITAIPULÂNDIA
Celso Sidnei Balzan
Formação em Pedagogia. Especialização em Fundamentos da Educação  pela  Unioeste.
Pedagogo no Col. Est. Costa e Silva. Prof. da Rede Municipal de Itaipulândia.

MATELÂNDIA
Ana Maria Rech Silva
Graduação em Matemática . Esp. em Supervisão, Orientação e  Direção.
Diretora do  Col. Est. São  João B. De La Salle e Profª.  de Matematica no  Ceebja Matelândia .

MEDIANEIRA
Angela Maria  Gasparin
Graduação em Letras com  Habilitação em Português –Inglês, Esp. em Língua, Literatura e Ensino (Unioeste).
É Profª. nos Col. Est. Olavo  Bilac, Belo Horizonte e Ceebja Medianeira.


SÃO MIGUEL  DO IGUAÇU 
Nolar  Francisco Ledur
Agente Educ. 1 do Colégio  Est. Castelo  Branco. Formação  em Pedagogia




domingo, 14 de agosto de 2011

Apresentação da Chapa 1 aponta desejo de uma nova atitude no NS de Foz

Click na imagem para ampliar. Imprima, divulgue e junte-se a nós!

Chapa 1 recebe apoios importantes

“É fundamental termos à frente do sindicato pessoas comprometidas com a valorização dos profissionais da educação, para que tenhamos uma educação gratuita e de qualidade. Por isso apoio a Chapa 1.”
DR. ROSINHA
Deputado Federal


Apoio a candidatura da Professora Maria Madalena Ames, porque ela é uma companheira de muitos anos, que sempre defendeu a educação pública, participando nas lutas e nas conquistas.”
MARLEI FERNANDES DE CARVALHO
Presidente da APP-Sindicato


 “Apoio a Chapa 1 porque conheço a competência, a seriedade e a disposição dos seus componentes na defesa da escola pública e das condições necessárias para uma educação de qualidade.”
PROFESSOR LEMOS
Deputado Estadual


“Apoio a Professora Maria Madalena, pois conheço seu trabalho na Secretaria Estadual de Formação, onde junto com a UFPR realizou o curso de formação que certificou quase 4 mil trabalhadores da educação.”
TAIS MOURA TAVARES
Professora da UFPR

Também apoiamos a CHAPA 1! Junte-se a nós....

Adalberto Cassol, Colégio Euclides da Cunha - Adao de Souza, Colégio Est. Tiradente - Adelia S. de Oliveira, Profª Aposentada - Adelir Luis Trentin, Escola Costa e Silva - Adinha Mohr Kaefer, Escola Carlos Gomes - Adriana Finken Zacomelli Schirrmann, Escola Carlos Gomes - Adriani F. Peron, Colégio Rui Barbosa - Agenor Peron Dorigon , Colégio Estadual Nestor - Airton Joao da Costa, Escola Costa e Silva - Amelia Yuriko Okazaki , Profª Aposentada - Ana Marlene Giacomoni, Colégio Est. Barao do Rio Branco - Andra Bombardelli Marcon, Escola Carlos Gomes - Andrea Regina Silvestri, Escola Dona Leopoldina - Andrea Regina Silvestri, Escola Dona Leopoldina - Antônio Gasparin, Colégio Euclides da Cunha - Ari Dal Pozo, Colégio Est. Naira F. Costa - Ari Ernani Mai, Escola Costa e Silva - Beatriz Colpani, Colégio Euclides da Cunha e CEEBJA Matelândia - Beatriz Rissardi, Colégio Rui Barbosa - Carla Noveli Ludur , Colégio Est. Arnaldo Busato - Cecilia Antonia Folador Moretto, Escola Costa e Silva - Celia Ferreira Honorio, Colégio Est. Flavio Warken - Celso José Silvestri, Escola Costa e Silva - Celso Klehm, Escola Carlos Gomes - Cilmara C. Almeida, Colégio Rui Barbosa - Clarice Ferreira, Profª Aposentada - Claudesir Rech, CEEBJA Medianeira - Claudia Regina Silvetri Klehm, Escola Carlos Gomes - Claudio Vanio Gonçalves, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Cledi Terezinha P. Morais , Colégio Est. Arnaldo Busato - Cleia de Fatima Lopez, Colégio Col. Est. Monsenhor Guilherme - Cleide Almeida Araujo, Colégio Est. Sol de Maio - Cleide Ines Griebeler Prates, Escola Costa e Silva - Cleuza Alves Rangao , Colégio Est. Barao do Rio Branco - Cleuza do Nascimento, Colégio Est. Flavio Warken - Cleuza Ivone Griebeler, Profª.Costa e Silva e Tiradentes - Cristiane Oliveira Rosa, Colégio Euclides da Cunha e CEEBJA Matelândia - Cristiani Novicki Fortunato , Colégio Est. Mariano C.Paganoto - Cristina da Luz Marquezini Brambilla, Escola Costa e Silva - Darci Marques, Colégio Est. Costa e Silva e Bartolomeu Mitre - Neusa Dallabrida, Colégio Euclides da Cunha - Dinês Sartor Giasson, Colégio Euclides da Cunha - Dirce Moura, Profª Aposentada - Dirce Xavier de Lima, Colégio Est. Airton Senna/Col. Barão - Dulce W. Zinn, Profª Aposentada - Dulce Zangalli Souza, Colégio Euclides da Cunha - Edevânio João Gonçalves, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Eidena Ferreira Marques, Colégio Est. J.K - Elaine Groth, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Eliana M. S. Santos, Colégio Est. Costa e Silva - Eliane M. Giacobo , Colégio Est. Carlos Drumond - Eliane M. Lunardi, Colégio Euclides da Cunha - Eliane Schallenberger Vargas, Escola João Lorini - Eliane Trevisan, Diretora Escola – Rondônia - Eliane Viana, Secretaria da Educação - Eliete Ribeiro Aguiar, Colégio Est. Flavio Warken - Elonita Eloni Bertoleti, Colégio Est. Almirante Tamandaré - Elza Goncalves Seibert, Escola Multi Educar - Eni Pinheiro, Escola Multi Educar - Enio Alves de Oliveira, Colégio Euclides da Cunha - Eunice Maria Boufleuer Lenz, Escola Dona Leopoldina - Eva de Fátima Mide , Colégio Est. Almirante Tamandaré - Fabiane Moser, Escola Costa e Silva - Fabiola Heloise Sarturi Trevisan, Escola Costa e Silva - Franciane Rebeque, Colégio Est. Mariano C.Paganoto - Francisco Reck, Colégio Estadual NestorGeane Oliveira Santos, Colégio Est. Flavio Warken - Gelsa T. Parizotto, Colégio Euclides da Cunha - Gilmar B. de Lima , Colégio Est. Arnaldo Busato - Giovane Luis Menuzzi, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Gisele Viviane Maldaner Lanp, Escola Costa e Silva - Gonçalina G. Wilhelm, Colégio Est. Flavio Warken - Gustavo M. Silva, Colégio Est. Arnaldo Busato - Ilda Capelini, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Ilda Padilha Kroth, Escola Costa e Silva - Ineide E. Gasparin, Colégio Rui Barbosa - Inês Beraga, Colégio Rui Barbosa - Ines Sandrs, Escola Costa e Silva - Iria Bruch Bohm, Escola Carlos Gomes - Itamara Rozemi de Lara, Colégio Euclides da Cunha - Ivandro Brambilla, Escola Costa e Silva - Ivanir Stella , Colégio Est. Costa e Silva - Ivanir Pinheiro Manteufel, Escola Costa e Silva - Ivanir Rogiski, Colégio Euclides da Cunha - Ivete Ana Novelli Domingues, Escola Carlos Gomes - Ivone Martins R. da Silva, CEEBJA – Matelândia - Ivonete M. dos Santos , Colégio Est. Arnaldo Busato - Jair Pedro Ledur, Colégio Est. Arnaldo Busato - Jane M. Monteiro, Colégio Rui Barbosa e Euclides da Cunha - Janete da Silva Souza Rauber , Colégio Est. Arnaldo Busato - Janete Kunzler, Escola Costa e Silva - Janete Soares Gomes Wolmuth, Escola Carlos Gomes - Janine Guillhen, Colégio Est. Costa Silva - João Hilario Seffrin, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Joelma de Oliveira, Colégio Est. Flavio Warken - Jorge, Prof Aposentada - José Jacob Heckler Griebeler, Escola Costa e Silva - José Luis, Colégio Est. Arnaldo Busato - Jose Royer, Diretor de Ensino - Josiane Vanessa Mohr, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Katia Alves Dias , Colégio Est. Paulo Freire - Lauri Pedro Luvizon, Escola Costa e Silva - Lda Capelini, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Leonice Abegg, Escola Costa e Silva - Leonilde de Ondina Scariot de Souza, Colégio Est. Cataratas - Lisete Finken Zacomelli, Escola Carlos Gomes - Loriane Matthes Heming, Escola Carlos Gomes - Luci Meri Fontana, Colégio Euclides da Cunha - Luciane Aninha Bourscheidt, Dep. Cultura - Luciane M. Gabriel , Colégio Est. Sol de Maio - Luiz Carlos dos Reis, Secretario da Educação - Malgarete Linhares, Ceebja – Foz - Marcarius Cesar , Colégio Est. Arnaldo Busato - Marcia Eliane Heck Ferreira, Escola Dona Leopoldina - Marcia R. Genero, Colégio Barao do Rio Branco - Marcia Regina Besing Canova, Escola Carlos Gomes - Marcia Regina Besing Canova, Escola Carlos Gomes - Marcia Regina Rinaldi, Colégio Euclides da Cunha - Marcio Pereira de Morais, Escola Carlos Gomes - Marco Aurélio Dal Pozzo, Colégio Euclides da Cunha - Marcos A. Meoti, Colégio Rui Barbosa e Euclides da Cunha - Marcos Vinicius D. Antunes (Marcão), Colégio Est. Barao do Rio Branco - Maria Aparecida Coelho, Colégio Est. Almirante Tamandaré - Maria da Conceição Lima Cardoso, Colégio Est. Arnaldo Busato - Maria das Neves Pastore, Colégio Euclides da Cunha - Maria do Socorro da Silva, Colégio Est. D. Pedro - Maria Emília Hass, Colégio Rui Barbosa - Maria Gorete Jobim, Escola João Lorini - Maria Ivanir Donini, Escola Multi Educar - Maria Ivonice da Silva, Colégio Est. Costa e Silva - Maria Luiza Ramires Chamorro , Colégio Est. AlmiranteTamandaré - Maria Regina Volkmer, Escola Costa e Silva - Marilena Gubert Mattana, Colégio Rui Barbosa - Marilene dos Santos, Escola Carlos Gomes - Marilene Gittler, Escola Costa e Silva - Mariluci Marocco Luvizon, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Marineide Ines Lunkes Trojack, Escola Multi Educar - Marinês Aparecida Possato, Colégio Rui Barbosa - Marines Terezinha Goetz Kaefer, Escola Costa e Silva - Marisonia Batista da Silva, Escola Multi Educar e Carlos Gomes - Marisséia Ana Ampese de Lima, Colégio Euclides da Cunha - Maristela Chausoski, Colégio Euclides da Cunha e Rui Barbosa - Mariza de Carvalho, Colégio Euclides da Cunha - Mariza Lazeri, Colégio Euclides da Cunha - Marli Basso, Escola Carlos Gomes - Marli Domingues da Silva, Escola Costa e Silva - Marli Esser, Escola Carlos Gomes - Marlise Marlene Andrighetti Bialeski, Escola Carlos Gomes - Marta Dal Pozzo, Colégio Rui Barbosa - Miltom Martins Carvalho, Colégio Est. Tiradentes - Moacir Marcos Mathes, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Nair Ferreira Barros, Colégio Est. Barao do Rio Branco - Neiva Maria da Silva Teixeira, Coord. Carlos Gomes - Neiva Ten Caten, Escola Costa e Silva - Nelson Domingues, Escola Costa e Silva - Neorilde Peroza Petsch, Colégio Rui Barbosa - Neusa Grando Macedo, Colégio Euclides da Cunha - Neusa Lunkes, Escola Costa e Silva - Neuza Batista Ramos Marchetto, Colégio Est. Barao do Rio Branco - Neuza K. Kamei, Colégio Euclides da Cunha - Nilce Parizotto, Dep. Cultura - Nilva Maria Ruiz, Colégio Airton Senna/Carlos Drumond - Noeli Maria Bohnenberger Wollmuth, Escola João Lorini - Odete Maria Beuren, Escola Carlos Gomes - Odivanir B. Arteman, Colégio Euclides da Cunha - Olívia Bearzi, Colégio Euclides da Cunha - Oneide Martins Patricio, Escola Costa e Silva - Pedro Canisio Royer, Escola Costa e Silva - Pedro Ubiratã , Colégio Est. Carmelita - Priscila Veiga, Colégio Est. Flavio Warken - Reini Fischdick, Colégio Euclides da Cunha - Roberto Valdecir Royer, Colégio Est. Arnaldo Busato - Rodison Jose Scarpato, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Rogério Fontinati , Colégio Est. Arnaldo Busato - Ronei Luiz da Costa, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Rosane Marlize Herther, Escola Carlos Gomes - Rosani da Silva, Escola Costa e Silva - Rosilene Pereira Simoes Ferri, Escola Multi Educar - Rosimari da Silva Bissóqui , Colégio Esd. Arnaldo Busato - Salete Perondi, Colégio Rui Barbosa - Sandra Bombardelli Marcon, Escola Carlos Gomes - Sandra Fagundes, Col. M. Parigot de Souza - Schirlei Maria Prates , Profª Aposentada - Selma de O. Paulo, Colégio Est. Flavio Warken - Sergio Bif, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Sheila Benini, Colégio Euclides da Cunha - Silvania Morais, Colégio Rui Barbosa - Silvete Prollo, Colégio Est. Flavio Warken - Silvia Claudete Valk Soares, Escola Dona Leopoldina - Sirlene Izabel Volkmer, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Sirnei Turcato, APAE Medianeira - Soeli de M. Ampessan, Colégio Rui Barbosa - Sonia Gilisynki, Colégio Rui Barbosa - Sonia Maria Cirino Rodrigues, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Tania Maria Diniz Zanetti, Colégio Est. Flavio Warken - Tania Roslaine Almeida, Colégio Estadual Arnaldo Busato - Terezinha Lenz, Escola Dona Leopoldina - Valdair José da Silva Lange, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Valdelice de Souza , Colégio Est. Flavio Warken - Valter Ferreira da Silva, Escola Costa e Silva - Vanda Maria Poltronieri, Colégio Rui Barbosa - Vanderli Kollemberg Correia, Escola Costa e Silva e Tiradentes - Vanice Ines Engel Seffrin, Escola Carlos Gomes - Vera Lúcia Berti, Escola Costa e Silva - Vera Maria Eidt Costa, Escola Costa e Silva - Vera Regina Rocha Guelfi, Colégio Euclides da Cunha - Verenice Mioranza de Medeiros, Escola Costa e Silva - Veronica Szerwieski Rui, Escola Multi Educar - Veronice Dorneles Oliva, Colégio Est. Mitre e Ceebja - Vilma Regina Velozo Patricio, Escola Costa e Silva - Volnei Theisen, Colégio Est. Arnaldo Busato - William da Silva , Colégio Est. Airton Senna - Zoraide Martins , Colégio Est. Arnaldo Busato

sábado, 13 de agosto de 2011

Manifesto de apoio à chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”

Manifesto de apoio à chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública” para as eleições do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu


“Existe um único lugar onde o ontem e o hoje se encontram e se reconhecem e se abraçam,
 e este lugar é o amanhã.” Eduardo Galeano – O livro dos abraços
Sessenta e quatro anos de história. Somos a maior organização sindical do Paraná. Nascida em 26 de abril de 1947, a APP-Sindicato tem uma trajetória repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. Ao longo desta caminhada, soubemos resistir, avançar e conquistar. Nossa história mostra que a união faz a força. Foi nossa capacidade de saber somar, unir e organizar uma categoria profissional tão ampla e diversa que compôs uma das mais belas páginas da história da classe trabalhadora paranaense e, em especial, os servidores públicos. Professores e professoras, funcionários e funcionárias de escola, da ativa e aposentados; responsáveis pelas mais variadas disciplinas e áreas de conhecimento, envolvidas nas mais diversas atividades da vida escolar. Todos educadores exercendo um papel fundamental para a construção da sociedade paranaense.
Nossa história está intimamente ligada aos grandes momentos da educação pública em nosso Estado. Foi assim com a primeira passeata para regulamentar a profissão, em 1951; foi assim com a primeira greve de professoras primárias, regentes e normalistas em 1963; foi assim com a conquista do Estatuto do Magistério em 1976. Na década de 80 inúmeras lutas e greves para conquistar melhores salários. Conquistamos o piso de três salários mínimos, que o governo da época descumpriu. Mas nós lutamos. Lutamos muito e fomos violentamente reprimidos em 30 de agosto de 1988. Este dia marcou nossa história, mas não abateu nossa capacidade de organização e luta. Ficamos mais fortes!
Em 1989 a APP deixa de ser associação para se tornar Sindicato. Em 1995 nos somamos a outras categorias de trabalhadores e nos filiamos a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1997 promovemos a unificação sindical entre professores e funcionários de escola. Em 1998 começamos a luta por um novo plano de carreira. Neste período derrotamos governos autoritários, enfrentamos a onda neoliberal e avançamos na reconstrução da carreira da educação. De lá para cá foram muitas conquistas: retomada dos concursos públicos, hora atividade, plano de carreira, auxílio transporte, recuperação salarial, pró-funcionários, PDE, entre tantos outros avanços que marcam nossa história de lutas. Temos orgulho de nossa história. Temos orgulho de ser APP-Sindicato!
Saber somar, unir, organizar e lutar. Qualidades que fazem a diferença.
Este Manifesto propõe o início de um debate desafiador. A partir da escola e da carreira que temos e tendo no horizonte a Escola Pública e as condições de trabalho e salário que queremos, é preciso refletir sobre o papel que o núcleo sindical da APP de Foz do Iguaçu precisa desempenhar neste período.
Dizem que “depois da tempestade vem a bonança”  e nos preocupa saber que “depois da bonança pode vir a tempestade”. Por isso, entendemos que estar preparado é o melhor caminho para a vitória. Estamos em um novo período. Nosso país avança. Mas a educação pública precisa avançar mais. Sabendo somar forças, unindo sonhos e vontades. Organizando esperanças e utopias, lutando por mais avanços e conquistas na educação.
É com esta convicção que buscamos somar forças e experiências para apresentar a vocês a Chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”. Não sem antes buscar compor com a atual direção do núcleo sindical da APP-Foz. Buscamos o diálogo, mas o entendimento não foi possível.
Apostamos na capacidade de saber unir e somar. Para nós é preciso estar preparado para não retroceder; estar organizado para avançar ainda mais. Este é o desafio deste novo período. E a APP-Foz precisa estar fortalecida para atravessar este período. Os avanços do último período comprovam que a direção e a linha política adotada pela atual direção da APP-Sindicato é eficaz e produz resultados. A força política e a experiência da APP-Sindicato não podem ser negadas. A APP-Foz não pode se apartar desta história.
Por isso, quando se aproximam as eleições gerais da APP-Sindicato, vimos apresentar uma chapa de luta, capaz de dirigir o núcleo sindical de Foz do Iguaçu neste novo período. São professores e funcionários que representam o melhor de nossa tradição de luta e capacidade de diálogo. Nossa chapa é o encontro de muitas histórias.
Poderíamos ter escolhido qualquer um de nossos companheiros e companheiras. Mas, fruto do esforço de construção coletiva, coube a este conjunto de mulheres e homens assumirem esta missão. Temos a certeza de que representam nosso projeto e nossa história. Indicamos a professora Maria Madalena Ames, para presidir a Chapa 1. Professora de  Geografia e Historia, lotada no C.E. Cataratas de Foz do Iguaçu. Esteve à frente da direção estadual da APP. Na secretaria de formação sindical promoveu uma revolução que interferiu positivamente em nossas carreiras. Foi a professora Madalena que construiu o Programa de Formação da APP-Sindicato, certificado por Universidades públicas e reconhecido pela sua qualidade. A carreira das educadoras e educadores só tem avançado com este programa.

Esta é a chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”; 
A chapa que apoiamos! Cada um dos nomes que compõem a Chapa 1 brindam nossa história com compromisso e luta.
Nome
Cargo
Maria Madalena Ames
 Presidência
Maria Zeneide Ricarti Nodari
 Secretaria Geral
Candida Cruz Barraca
 Secretaria de Finanças
Ari Luis Jarczewski
 Secretaria de Administração e Patrimônio
Robson Souto
 Secretaria de Organização
Maria Madalena Royer
 Secretaria de Aposentados
Ionara Inácio
 Secretaria de Municipais
Estelita Frasson
 Secretaria Educacional
Roberto Piano
 Secretaria de Formação Política Sindical
Amauri de Lima
 Secretaria de Imprensa e Divulgação
Vanusa de Souza
 Secretaria de Sindicalizados
Mauricio Alves dos Santos
 Secretaria de Assuntos Jurídicos
Oraci Reinheimer
 Secretaria de Política Sindical
Claudio Miranda de Morais
 Secretaria de Políticas Sociais
Lourenço Colman
 Secretaria de Funcionários
Leila Elias de Barros
 Secretaria de Gênero e Igualdade Racial
Janete Nunes Batista
 Secretaria de Saúde e Previdência
Edival Cesar Paeze
Representante do Conselho Fiscal da APP
Representantes de Municípios
Celso Sidinei Balzan
Itaipulandia
Ana Maria Rech Silva
Matelândia
Angela Maria Gasparin
Medianeira
Oneide Perius
Missal
Ademar de Jesus
Ramilândia
Luiz Carvalho da Silva
Santa Terezinha de Itaipu
Nolar Francisco Ledur
São Miguel do Iguaçu
Maria Isabel Daniel Marsaro
Serranópolis do Iguaçu
Somos o encontro de muitas histórias, somos a soma de muitas vontades. Estamos mais fortes, mais organizados. Pelo que somos, pelo que representamos e pelo que expressamos, queremos seu apoio. Não podemos nos omitir neste momento eleitoral. A coerência e a certeza de estarmos construindo as bases de um núcleo sindical renovado nos impulsionam para a ousadia.
Por isso pedimos, manifeste seu apoio. Assine este manifesto e envie para sua rede da educação. Juntos somos mais. Juntos somos chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”.

Nome
Escola
Fone
E-mail









































































































Esta chapa expressa a vontade do conjunto da categoria. Você receberá em breve o Jornal de Propostas da chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”. Leia com atenção e expresse sua opinião.