Chapa 1

Chapa 1

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Propostas - Nosso trabalho: fortalecer a APP-Sindicato e integrar toda a categoria.

Ações para fortalecer e aprofundar a integração entre toda a categoria:

Promover integração entre educadores da ativa e aposentados.
Campanha de sindicalização, pois há centenas de professores e funcionários fora da APP.
 Reintegração do núcleo sindical de Foz ao Fórum em Defesa da Escola Pública.
 Integração das lutas com os demais trabalhadores e sindicatos e demais núcleos da APP.
 Fortalecer a organização por local de trabalho através dos representantes de escola e
 do Conselho Regional.
Lutar pela implantação da hora-aula para professores das APAEs e ACCD.

Maior e melhor integração entre todos os municípios do Núcleo Sindical de Foz
Somos 63 escolas estaduais distribuídas em 9 cidades. Sem mencionar as escolas municipais. Promover a integração entre nós significa ter uma APP-Foz que descentralize sua atuação. E para a Chapa 1, esta é uma diretriz importante. Por isso propomos Assembléias e Conselhos regionais descentralizados e democráticos.
Fortalecimento da comunicação e garanta da informação correta para toda a categoria. 
A APP-Estadual investe maciçamente em comunicação. Entretanto, nem tudo que a APP-Estadual informa chega até as escolas do Núcleo de Foz. Isto porque a atual direção da APP-Foz se acha no direito de “filtrar” as informações para repassar à categoria. Para nós da Chapa 1, garantir que a informação chegue à todas as escolas é uma meta. Para isso iremos:
Publicar informativos mostrando experiências positivas, denunciando problemas e abordando temas relevantes para a educação, combinando informação com formação.
 Dinamizar o portal da APP-Foz na Internet, para que ele seja um meio de interação, troca de experiências e de publicações entre professores e funcionários.
 Criar um Coletivo de Comunicação da APP-Foz e reorganizar a forma de comunicação entre a APP e a escola, para que os informes estejam à disposição de todos, sem distorções.
 Criar um Fórum Permanente de Comunicação, onde professores e funcionários apresentem trabalhos, dúvidas, anseios e propostas para melhorar a qualidade do trabalho nas escolas.
 Iniciar o Projeto “APP-Foz, Faz História”, reunindo acervo bibliográfico e fotográfico para compor revista ou livro sobre a identidade e a memória do Sindicato em Foz e região.
 Desenvolver o curso Comunicação Profissional: a imagem e a linguagem do trabalhador.
Transparência e seriedade na gestão financeira é respeito com a categoria. 
Vamos ter transparência na prestação de contas, enviando o espelho mensal sobre os gastos para as escolas.
A formação é uma marca da APP-Sindicato. Vamos dar continuidade aos cursos oferecidos:
Cursos de Formação Política, sindical e educacional; Cursos de Gênero, Diversidade Sexual e Igualdade Racial; Cursos de Formação para Juventude Sindical da APP, entre outros.
Propomos organizar um Curso de Formação específico para os funcionários de escolas e para os educadores jovens, promovendo debates e atividades culturais.
Firmar convênio com as universidades públicas da região para formação sindical e pedagógica de funcionários e professores.
Valorização dos Aposentados.  Além das conquistas para os aposentados, a atual gestão da APP consolidou uma organização nunca vista neste segmento. Em todas as regiões temos coletivos de aposentados em pleno vigor, com reuniões semanais, quinzenais ou mensais. A APP-Estadual realizou dois encontros estaduais de aposentados e encontros regionais. Para o núcleo sindical de Foz propomos:
Viagens recreativas e culturais para maior integração entre os aposentados da APP-Foz.
Intercambio cultural entre os grupos de corais da APP dos demais Núcleos Sindicais e sede, apoiando efetivamente o Coral de Aposentados da APP-Foz.
 Organizar e fortalecer encontros mensais de formação, culturais e palestras.
Criar programa de capacitação virtual para os aposentados, convidando-os a participarem do processo avanço das mídias.
Fortalecer o coletivo de funcionários de nosso núcleo sindical em sintonia com a secretaria estadual de funcionários. 
Promoveremos intercâmbio com os funcionários de escolas da tríplice fronteira. Também iremos organizar um curso formação específico para funcionários de escola.
Contribuir e fortalecer a organização dos educadores municipais. A APP consolidou-se como referência nacional no debate do financiamento da educação. O trabalho da APP tem garantido que vários educadores municipais possam ter novos planos de carreira. Queremos contribuir para a organização sindical dos educadores municipais.
Novo modelo de atendimento à saúde dos trabalhadores em educação. Defendemos um modelo que atenda às necessidades da categoria. Para avançar neste caminho, vamos promover encontros de formação para debater a saúde do trabalhador bem como o sistema de atendimento.

2 comentários:

  1. "EDUCAÇÃO NÃO É GASTO. MAS EDUCAÇÃO TAMBÉM NÃO É SÓ INVESTIMENTO. EDUCAÇÃO É UM DIREITO!" Palavras da Professora Maria Madalena Ames, em 13 de Agosto de 2011, no CE Barão, reunião ampliada do Conselkho Regional. Presidenta da Chapa 1 - APP-FOZ DO IGUAÇU. Essa é a liderança que o NS APP-Foz merece e precisa!

    ResponderExcluir
  2. Esta chapa é atrelada com a estadual da APP (pergunta). Alguém pode me responder

    ResponderExcluir