Chapa 1

Chapa 1

sábado, 13 de agosto de 2011

Manifesto de apoio à chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”

Manifesto de apoio à chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública” para as eleições do Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu


“Existe um único lugar onde o ontem e o hoje se encontram e se reconhecem e se abraçam,
 e este lugar é o amanhã.” Eduardo Galeano – O livro dos abraços
Sessenta e quatro anos de história. Somos a maior organização sindical do Paraná. Nascida em 26 de abril de 1947, a APP-Sindicato tem uma trajetória repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. Ao longo desta caminhada, soubemos resistir, avançar e conquistar. Nossa história mostra que a união faz a força. Foi nossa capacidade de saber somar, unir e organizar uma categoria profissional tão ampla e diversa que compôs uma das mais belas páginas da história da classe trabalhadora paranaense e, em especial, os servidores públicos. Professores e professoras, funcionários e funcionárias de escola, da ativa e aposentados; responsáveis pelas mais variadas disciplinas e áreas de conhecimento, envolvidas nas mais diversas atividades da vida escolar. Todos educadores exercendo um papel fundamental para a construção da sociedade paranaense.
Nossa história está intimamente ligada aos grandes momentos da educação pública em nosso Estado. Foi assim com a primeira passeata para regulamentar a profissão, em 1951; foi assim com a primeira greve de professoras primárias, regentes e normalistas em 1963; foi assim com a conquista do Estatuto do Magistério em 1976. Na década de 80 inúmeras lutas e greves para conquistar melhores salários. Conquistamos o piso de três salários mínimos, que o governo da época descumpriu. Mas nós lutamos. Lutamos muito e fomos violentamente reprimidos em 30 de agosto de 1988. Este dia marcou nossa história, mas não abateu nossa capacidade de organização e luta. Ficamos mais fortes!
Em 1989 a APP deixa de ser associação para se tornar Sindicato. Em 1995 nos somamos a outras categorias de trabalhadores e nos filiamos a CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1997 promovemos a unificação sindical entre professores e funcionários de escola. Em 1998 começamos a luta por um novo plano de carreira. Neste período derrotamos governos autoritários, enfrentamos a onda neoliberal e avançamos na reconstrução da carreira da educação. De lá para cá foram muitas conquistas: retomada dos concursos públicos, hora atividade, plano de carreira, auxílio transporte, recuperação salarial, pró-funcionários, PDE, entre tantos outros avanços que marcam nossa história de lutas. Temos orgulho de nossa história. Temos orgulho de ser APP-Sindicato!
Saber somar, unir, organizar e lutar. Qualidades que fazem a diferença.
Este Manifesto propõe o início de um debate desafiador. A partir da escola e da carreira que temos e tendo no horizonte a Escola Pública e as condições de trabalho e salário que queremos, é preciso refletir sobre o papel que o núcleo sindical da APP de Foz do Iguaçu precisa desempenhar neste período.
Dizem que “depois da tempestade vem a bonança”  e nos preocupa saber que “depois da bonança pode vir a tempestade”. Por isso, entendemos que estar preparado é o melhor caminho para a vitória. Estamos em um novo período. Nosso país avança. Mas a educação pública precisa avançar mais. Sabendo somar forças, unindo sonhos e vontades. Organizando esperanças e utopias, lutando por mais avanços e conquistas na educação.
É com esta convicção que buscamos somar forças e experiências para apresentar a vocês a Chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”. Não sem antes buscar compor com a atual direção do núcleo sindical da APP-Foz. Buscamos o diálogo, mas o entendimento não foi possível.
Apostamos na capacidade de saber unir e somar. Para nós é preciso estar preparado para não retroceder; estar organizado para avançar ainda mais. Este é o desafio deste novo período. E a APP-Foz precisa estar fortalecida para atravessar este período. Os avanços do último período comprovam que a direção e a linha política adotada pela atual direção da APP-Sindicato é eficaz e produz resultados. A força política e a experiência da APP-Sindicato não podem ser negadas. A APP-Foz não pode se apartar desta história.
Por isso, quando se aproximam as eleições gerais da APP-Sindicato, vimos apresentar uma chapa de luta, capaz de dirigir o núcleo sindical de Foz do Iguaçu neste novo período. São professores e funcionários que representam o melhor de nossa tradição de luta e capacidade de diálogo. Nossa chapa é o encontro de muitas histórias.
Poderíamos ter escolhido qualquer um de nossos companheiros e companheiras. Mas, fruto do esforço de construção coletiva, coube a este conjunto de mulheres e homens assumirem esta missão. Temos a certeza de que representam nosso projeto e nossa história. Indicamos a professora Maria Madalena Ames, para presidir a Chapa 1. Professora de  Geografia e Historia, lotada no C.E. Cataratas de Foz do Iguaçu. Esteve à frente da direção estadual da APP. Na secretaria de formação sindical promoveu uma revolução que interferiu positivamente em nossas carreiras. Foi a professora Madalena que construiu o Programa de Formação da APP-Sindicato, certificado por Universidades públicas e reconhecido pela sua qualidade. A carreira das educadoras e educadores só tem avançado com este programa.

Esta é a chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”; 
A chapa que apoiamos! Cada um dos nomes que compõem a Chapa 1 brindam nossa história com compromisso e luta.
Nome
Cargo
Maria Madalena Ames
 Presidência
Maria Zeneide Ricarti Nodari
 Secretaria Geral
Candida Cruz Barraca
 Secretaria de Finanças
Ari Luis Jarczewski
 Secretaria de Administração e Patrimônio
Robson Souto
 Secretaria de Organização
Maria Madalena Royer
 Secretaria de Aposentados
Ionara Inácio
 Secretaria de Municipais
Estelita Frasson
 Secretaria Educacional
Roberto Piano
 Secretaria de Formação Política Sindical
Amauri de Lima
 Secretaria de Imprensa e Divulgação
Vanusa de Souza
 Secretaria de Sindicalizados
Mauricio Alves dos Santos
 Secretaria de Assuntos Jurídicos
Oraci Reinheimer
 Secretaria de Política Sindical
Claudio Miranda de Morais
 Secretaria de Políticas Sociais
Lourenço Colman
 Secretaria de Funcionários
Leila Elias de Barros
 Secretaria de Gênero e Igualdade Racial
Janete Nunes Batista
 Secretaria de Saúde e Previdência
Edival Cesar Paeze
Representante do Conselho Fiscal da APP
Representantes de Municípios
Celso Sidinei Balzan
Itaipulandia
Ana Maria Rech Silva
Matelândia
Angela Maria Gasparin
Medianeira
Oneide Perius
Missal
Ademar de Jesus
Ramilândia
Luiz Carvalho da Silva
Santa Terezinha de Itaipu
Nolar Francisco Ledur
São Miguel do Iguaçu
Maria Isabel Daniel Marsaro
Serranópolis do Iguaçu
Somos o encontro de muitas histórias, somos a soma de muitas vontades. Estamos mais fortes, mais organizados. Pelo que somos, pelo que representamos e pelo que expressamos, queremos seu apoio. Não podemos nos omitir neste momento eleitoral. A coerência e a certeza de estarmos construindo as bases de um núcleo sindical renovado nos impulsionam para a ousadia.
Por isso pedimos, manifeste seu apoio. Assine este manifesto e envie para sua rede da educação. Juntos somos mais. Juntos somos chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”.

Nome
Escola
Fone
E-mail









































































































Esta chapa expressa a vontade do conjunto da categoria. Você receberá em breve o Jornal de Propostas da chapa 1 “APP-Sindicato: na luta em defesa da escola pública”. Leia com atenção e expresse sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário